quarta-feira, 6 de novembro de 2013

, ,

Gírias de funkeiros e seus significados

Se você é novo no mundo do funk ou se apenas gosta de algumas músicas e não entende o que significam algumas expressões que aparecem nas músicas, esse post foi feito pra você. Aqui eu vou fazer uma lista com as principais expressões e gírias do funk carioca e funk de ostentação (paulista) da atualidade. E se você é funkeiro, dê uma olhada na lista e vê se concorda com todas ou se está faltando alguma.

Gírias atuais:

Alemão: Inimigo. Pessoa de um bairro / favela rival. Pessoa de "sangue ruim", é muito usada por bandidos mas por pessoas comuns da favela e do asfalto também.
Beca: Roupa
Bolado: Revoltado, nervoso, surpreso, espantado, perplexo.
Bombando: Festa que está bombando, divertida.
Bonde: Grupo de amigos da mesma comunidade ou grupo de dança. Ex: Bonde das Maravilhas, Bonde do Tigrão.
Caô: Mentira; Problema. Exemplo: Sua ex namorada tá querendo arrumar caô comigo!
Chapa quente: Lugar ou pessoa que é fogo, onde o negócio está fervendo, ou pessoa que põe para ferver (seja em festas ou em situações perigosas, como brigas ou assaltos).
Colar com: Andar junto com.
Conspirar: Ser falso com os amigos.
Cachorro belga: Forma de falar com amigos de forma engrandecedora, o cão belga é um cachorro de raça, bonito, rápido, esperto... Gíria popularizada por um youtuber cujo nome esqueci...
Demorô: Sinônimo de Jae / já é. É o mesmo que Combinado, Fechado, Formou, pode crer.
Já é / jae: É isso aí, pode crer
Mascarado: Falso, que é contrário do que fala.
Mercenária: Mulher interesseira, que só quer saber de grana.
Pancadão: Batidão típico do Funk Carioca.
Pisante: Tênis
Rapeize: Rapaziada.
Style: Bem trajado, bem vestido.
Top: Legal, da hora. Mlk top / mina top  é o cara ou garota firmeza, de alto nível, que está no topo em termos de beleza, sensualidade e simpatia, etc.
Tá ligado?: Sinônimo de "Entendeu?", é muito usado no fim das frases. Exemplo: O site funk.blog.br é top, tá ligado
Se pá: Sinônimo de Talvez. exemplo: Se pá eu vou colar no baile de hoje à noite.
Milgrau: Muito calor.
Novinha: As garotas do baile funk, geralmente adolescentes, mas não necessariamente. É uma das gírias mais usadas do momento no mundo do funk.
Vida loka: Metido a bandido (mas não é usado de forma perjorativa) ou que tem o estilo de vida bem louco, que corre perigo, faz loucuras no asfalto (moto ou carro) ou assaltos ousados.
Recalcado / recalcada: Invejoso / invejosa. Muito usado por mulheres
Resenha: Legal, engraçado. Pode ser também ser usado como substantivo, com a frase "resenha com os amigos" significando algo como trocar ideia com os amigos, uma baguncinha, a palavra pode também significar um xaveco com uma mina. Lembrando que o significado correto da palavra resenha é sinônimo de resumo, e também é usada no mundo do funk nesse sentido, principalmente nas músicas do MC Kapela (só quero resenha / resumo = quero ir direto pra cama, nada de namoro ou enrolação)
No sapatinho: Sinônimo de Pianinho, quieto, no seu canto, sem desrespeitar ninguém. Por exemplo, quando a pessoa é nova em um lugar ela tem que chegar no sapatinho até conquistar seu espaço.
Terror: Pessoa corajosa ou muito boa no que faz. Ex: "O muleque é terror na dança", o DJ é o terror das pistas.
Forgar: Tirar onda, ostentar.
Trombar: Se encontrar com outra pessoa. Exemplo: Mais tarde nóis se tromba no baile. Obs: Fala-se Nóis se tromba mesmo rs.
Patrão: Cara que tem muito dinheiro, é como se fosse um playboy da favela, mas o patrão não sofre a discriminação que os playboys sofrem porque o seu dinheiro é conquistado e não ganhado dos pais sem esforço.
Bonde - Aliança entre galeras. Essa estratégia é correntemente utilizada com o intuito de fortalecer o grupo no interior dos bailes. Turma de amigos que dançam juntos em baile.
MC- a palavra MC significa Mestre de cerimônia (MC é o termo abreviado). É como se chamam os cantores de funk ou rap, o cara que "manda a letra". O MC canta e o DJ toca.
Medley - sequência de várias músicas juntas, parecido com um set.
0800: Free, de graça. Fala-se principalmente em frevo / baile 0800, onde não se paga pra entrar.
Dar uma moral: Dar uma ajuda, apoiar, dar uma conferida, fortalecer. Exemplos: Me dá uma moral, DJ, toca minha música pra galera; Pode também significar estar interessado, estar a fim. Exemplo: Aquela mina tá me dando moral.
Fortalecer: Dar uma moral,
Moiô, / moiou: Deu ruim, deu errado.
Mó / moh: Abreviação de "maior", essa gíria funciona como aumentativo. Aquela mina é mó gata, aquele cara é moh x9.
X9: Caguete, traidor, dedo duro. Pode ser usado em quem denuncia alguém para a polícia ou para a esposa / namorada, etc.
TMJ ou tamo junto: É um sinal de amizade, parceria. Ex: Precisando de mim é só falar, tamo junto.
Quebrada: Bairro, cidade. Exemplo: Qual quebrada tu mora, parça? Eu moro na Baixada.
Fluxo: Festa, frevo, etc / tá o fluxo: Tá muito bom, tá dhr
Frente: Traficante que cuida do trafico no lugar do dono da boca quando o mesmo está preso ou que é o segundo no comando, quando solto. Seria equivalente ao cargo de gerente de uma loja
Vapor: O traficante, o vendedor de drogas propriamente dito
Avião / aviãozinho: Quem faz o transporte de drogas de um lugar pra outro, muitas vezes são crianças.
Judaria: Traição (vem da palavra Judas, conhecido por ter traído Jesus), gíria típica de favelados envolvidos no crime.
Aliado: Parceiro, amigo, brother, pessoa com quem você pode contar.
Parça: Parceiro, aliado, mano, brother. Parça pode ser sinônimo de amigo ou pode ser apenas um jeito de falar, como velho, cara, mano, bicho, etc.
Colar: Andar junto, ir ao encontro. Exemplos : Cola comigo que é sucesso, cola aqui no baile que tá uma uva.
Naveira, nave: Carro, de preferência um carro de luxo, mas não necessariamente. Só não pode ser carro velho, como um fusca.
Dar um Salve: Dar um oi, um olá
Rolê / role: Passear, Andar sem compromisso
Disposição: Diz-se da pessoa que é ponta firme, que não dá pra trás, não abandona sua função ou seus amigos na hora do perigo. Muito usado entre criminosos que não fogem na hora de tiroteio, por exemplo.
Coringa: Homem que é vida louca, não necessariamente bandido, mas segue o estilo vilão, bad boy, bem louco (como o Coringa dos filmes). Esse termo foi criado pelo MC Kauan, que segue esse estilo.
Arlequina: A auxiliar do Coringa nos filmes, no submundo do funk é alguém que tem o mesmo estilo bandida, que não se deixa dominar pelo homem, que tem personalidade forte, é estilosa, etc. Como esse termo foi criado pelo MC Kauan o fã clube dele também se descreve como arlequina.
Torro: Dinheiro.
Emocionado: Gíria relativamente nova, criada pelo MC Ruzika, se refere às pessoas que são de mente fraca, se deixam dominar pela emoção, não tem auto controle
Bronks: Gíria criada, creio eu, pelo Murilo Azevedo da Fonte do Funk, e popularizada pelo MC Ruzika, é usada pra se referir a aspectos culturais típicos da favela. Foi inspirada no bairro Bronx, uma região muito conhecida dos EUA pela pobreza, violência, etc, mas é usada de forma positiva, engrandecedora.
Tey: Onomatopéia (palavra que tenta imitar um som) para tiro, usa-se pra reforçar uma frase. Ex: O site Imperador do Funk é brabo, tey!
Avonts: À vontade, de boa, suave
Bandida: Arlequina, mulher que não se deixa iludir pelo homem ou que o ilude, que quer sair com o cara pelo seu dinheiro, etc.
Galo = nota de 50 reais. Essa expressão vem do jogo do bicho, onde o galo é o animal de número 50.
Jogar no bigode: Não entendo bem essa gíria, acho que é jogar a "lama" no ventilador.
Dona = namorada, mulher. Ex: Minha dona tá no baile, não fica de gracinha.
Swag = gíria norte-americana mais ou menos como “estilo” aqui no Brasil (deriva de “swagger” e também pode ser escrito swagga, mas no Brasil usa-se apenas swag mesmo). Ou seja, se você tem estilo e é bom no que faz, você tem swag. Pra ser mais claro, quem segue o estilo swag tem um estilo de playboy mas sem sair do mundo do funk, com roupas que se destacam do resto das pessoas, mais ou menos como nos clipes de hip hop.
Cachorro: Parça, mano. Forma carinhosa / zueira de falar entre amigos. Se for dito por uma mulher pode significar safado, homem que trai, etc.
Picadilha: roupa / estilo como um todo
Chave = da hora, legal. Pode ser visto também como o estilo oposto ao swag, o estilo mais vida louca, bandidão, em vez do playboyzinho swag. A sombrancelha riscada, as cores fortes, aparelhos coloridos, etc, são características do mlk chavoso.
Lupa: óculos
Cê é louco = nossa, uau
Vrau: Chegar com tudo, estar no limite, empolgadaço, é uma gíria difícil de conceituar. Também pode ser usada como um fatality / turn down for what, caso a pessoa dê uma tirada em outra os outros poderiam dizer "vrau!", é muito usada assim no Twitter. Exemplos de uso: Eu não chego nela, mas se ela chegar em mim eu vrau; Hoje eu tô no vrau.
QZL e QZO: Quebrada Zona Oeste e Quebrada Zona Leste, respectivamente.
Chato, enjoado = Exigente, estiloso. Exemplo: Nóis é feio mas é enjoado, nesse caso a pessoa quer dizer que só se interessa por mulheres tops.
brecar = proibir, parar. Bebida foi brecada. Mexeu com minha mina e foi brecado
Moiou / tá moiado: Deu ruim. Se o baile foi cancelado, por exemplo, dizemos que "moiou"
Mil grau. Signfica muito da hora
4M: Grupo formado pelo MC Pedrinho, MC Kevin, MC Ig e MC PH, entre outros. O 4m tem marca de roupas, boné e tal. 4m significa 4 metas que começam com a letra M: Música, mulher, Money e maconha.
Tudo 2: Gíria exclusiva do Comando Vermelho, quer dizer que tá tudo certo, tudo tranquilo, tudo dominado
Tudo 3: Mesma coisa de tudo 2, mas usado pelo TCP (facção rival). Falar tudo 2 em uma favela do TCP ou vice versa pode trazer problemas sérios ao vacilão.
Travado: Sob o efeito do lança, que deixa a pessoa "travada"

Expressões

Bailes de comunidade: Festa que ocorre dentro das favelas. Geralmente toca muito funk pesadão, funk proibidão (apologia e "pu+arla") e pouco ostentação.
Tá uma uva: Tá muito bom, tá o fluxo.
Passar a visão: Dar o papo, explicar, conscientizar a pessoa que está com a visão errada sobre um assunto.
Lança: Lança perfume (lança de côco, lança de maracujá, etc, são os "sabores"), droga muito utilizada em bailes funks e muito comum nas letras do MC Bin Laden.
Tuin: Barulho que a pessoa ouve quando usa o lança perfume
Bololô / bololo: Barulho do motor das motos (R1, Hornet etc)
Cê é loko hein cachorreira: Muitos confundem essa expressão criada pelo DJ Perera, achando que ela fala vc é louco hein cachoeira. Essa é só uma frase zuera, não tem nenhum significado.
dar um jet = dar um role
As mais mais: as mais tops, mais lindas
O baile vai estralar: Vai lotar, encher, bombar, vai ser muito bom.
Dar um pião: Dar um rolê, dar um jet
Os mlk é liso: Muito se discute sobre o significado dessa gíria lançada pelo MC Rodolfinho, a verdade é que ninguém sabe ao certo. Eu entendo como os mlk são legais, dhr, gente boa.

Gírias antigas (que estão caindo em desuso):

Cativeiro: Quarto onde o homem leva a mulher (ou vice versa) pra fazer o "tchaca tchaca na mutchaca".
Rala: Some, vaza, pega o beco, desapareça.
Foguetar: Sinônimo de dar uma pentada.
Dar um pente / dar uma pentada: Expressão popularizada pelo grupo de funk Os Hawaianos, quer dizer fazer sexo.
Popozuda: Mulher que tem bumbum grande (vide o grupo Gaiola das Popozudas) - essa expressão está em desuso atualmente.
Deu ruim: Deu problema, deu confusão.
Tá dominado: Está sob controle do lugar ou situação (gíria em desuso).
Marcar toca: Ficar vacilando
Sinistro- Sangue bom, maneiro, legal, zika, massa. Pode tratar-se de um bonde, pessoa, música, etc.
Sangue Bom: Pessoa de boa índole, gente boa
Coé: Abreviação de "Qual é". Usa-se como cumprimento. Exemplo: Coé, maluco, firmeza?
Embrasada / embrasado: Bombando
Responsa: De confiança, responsável, sangue bom
Zika / zica: Ao contrário do senso comum, no mundo do funk a palavra zika (normalmente se escreve com k, mas pode ser com c também) significa o mesmo que top.
Simpático: Pessoa falsa (gíria popularizada pela música de mesmo nome do Mr. Catra, não é muito usada atualmente). A palavra simpatia, por outro lado, ainda é bastante usada.

Observação: Muitas pessoas acham que as gírias do mundo do funk, são usadas apenas pela malandragem / bandidos / envolvidos com a criminalidade, mas isso não é verdade. No Rio de Janeiro, por exemplo, tanto na favela da Rocinha quanto em Copa Cabana as pessoas tem o mesmo sotaque e usam expressões como coé, dar um pião, moiou, parça, 

E aí pessoal, gostaram da lista de gírias usadas pelos funkeiros? Comentem mais gírias aí que eu vou acrescentando ao post, vamos transformar esse post em um verdadeiro dicionário do funk, e depois vou tentar separar as gírias do funk carioca e do funk paulista para facilitar. O post foi atualizado pela última vez em Novembro de 2016.

33 funkeiros comentaram :

  1. resenha significa festa

    ResponderExcluir
  2. Fita de mil grau
    Dar um piao
    Xegar num rasante
    So esqueserao desses

    ResponderExcluir
  3. Mil grau. Signfica muito da hora
    ta ligado meu chapa

    ResponderExcluir
  4. Resenha- é conversando com os parça, ''trocando idéiia'' i paah .. Firmeza? TMJ.

    ResponderExcluir
  5. molecote=garoto
    tiraçao=ta tirando zoando com a pessoa

    ResponderExcluir
  6. Qual que e a Fita?/Fita::: Que foi? " fita::: Alguma coisa"

    ResponderExcluir
  7. Não sou nova no funk,já fui funkeira cresci ouvindo funk,com 5 anos já tinha funk para todo lado Mais funks Antigos Né?!?! Sem aqueles palavrões Tipo Periguete Nesses funks que ouvia quando crescia,agora tem uns palavrões,Bom Para continuar agora eu detesto funk,já me pergutaram você gosta de funk?Ai eu não porque e ele Porque nada sua arrom____ Bom,Eu Não gosto de funk detesto funk detesto a ANITTA AQUELA CARA DE CAVALO COM AIDS.Bom Só vim dar minha opnião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais tipo na moral man anitta nem pode ser considerada funkeira aquele lixo.. Frmz

      Excluir
  8. O significa garoto de resumo

    ResponderExcluir
  9. mete o loko / razante / dar um pião / fechar o bondo / treta / lek /

    ResponderExcluir
  10. Ok, já que eu posso falar então vamos lá: por que funkeiro fala tudo errado??? Por que funkeiro não gosta de estudar???? Funkeiro, quando tem emprego, se contenta com aquele salário pequeno e nem se importa em conseguir uma profissão melhor, né??? gosta de dinheiro fácil. Por que será que funkeiro também não sabe lidar com críticas, já que todas as pessoas de sucesso foram criticadas???? Pelo visto essa febre de funk não ira se perpetuar com as musicas do Roberto Carlos, Vando, etc. Sabem por quê??? Esses cantores famosíssimos fazem musicas para todas as mulheres. Ja os funkeiros só pensam nas novinhas. Bom, fazer o que também se as musicas machistas são a cara delas mesmo, né???? Mulher madura não participa dessas coisas, não aceita ser rebaixada, tratada como lixo. As tais "novinhas" botam a perder tudo que o movimento feminista conquistou para as mulheres, porque gostam de ser humilhadas, chamadas de cachorra, vagabunda, etc. Mas fazer o quê né, cada um tem o que merece. Esse é o mundo medíocre do funk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No mundo do funk t varios tipo de gente do trabalhador ate o bandido,entao antes de falar q todos os funkeiro sao anafabeto vc procura os fundamento fmz .e se as mulher que estao sendo agredida verbalmente gosta disso?? Vc ja parou pra pensar nisso ? Entao mais respeito com os funkeiros 👌

      Excluir
  11. miil grau, ficou monstrão parsa, so precisa atualizar aqui em sampa já tem várias girias novas! é isso tmj

    ResponderExcluir
  12. Olha vc misturou as gírias né?Por que se vc dividiu se equivocou em um monte de gírias,tem algumas que você falou ser cariocas,e é paulista,com trombar,a gente tromba por aí,patrão,eae patrão,é daqui,responsa,tudo aqui se abrevia,padoca,Ibira,outra,terror,botar terror,é tudo daqui,mó é daqui,mó mancada meu,aqui abreviamos,pô,mó,ta moiado,é daqui,pô,você colocou todas daqui de São Paulo,fala sério...quebrada é daqui,também...

    ResponderExcluir
  13. Quanta mediocridade e ignorância, funk coisa de traficante de gente degradada. maior lixo.

    ResponderExcluir
  14. Algum funkeiro pra me explicar o que significa "ufa" que vcs tanto usam no Facebook ?? kk

    ResponderExcluir
  15. Pessoal que não gosta de funk e vem reclamar.
    Não gosta de funk: não escuta funk, não entra em site de funk pra reclamar. BEM SIMPLES!!!!!

    Eu não gosto de alguns tipos de música nem por isso eu entro nas páginas e falando mal, generalizando o tipo de pessoa que escuta.

    Pra quem acha que funk é anti cultura, coisa de vagabundo (a), de quem não quer trabalhar etc: EU ESTOU NA FACULDADE DE MATEMÁTICA, estudo de manhã, trabalho à tarde e dou aula pra um grupo de estudos VOLUNTÁRIO aos sábados em uma comunidade. Acho que não tem nada a ver julgar os outros por estilo de música que escuta.

    Tanta "gente de bem" que vai à igreja e sai julgando os outros por aí sem agregar nada.

    ResponderExcluir
  16. Respostas
    1. 4m significa. MULHER MUSICA MACONHA MONEY
      MONEY SIGNIFICA DINHEIRO EM INGLÊS.

      Excluir
  17. gente pra quem ta criticando o funk eu vo falar pra vcs ... existem varios tipos de funks = funk melode (ex:annita),Funk putaria(ex:Mc Magrinho,Mc Th,Mc Pedrinho etc),Funk consciente(ex:Mc Martinho,Mc Caçula,etc)e o funk ostentação(ex:Mc Rodolfinho,Mc Dimenor Dr,Mc Lon,Mc Neguinho do caxeta) e o funk apologia (ex:Mc Catatal Mc Paulinho) ent olha bem os tipos de funk antipos de vc criticar pq vc criticando um tipo de funk vc vai tar criticando tds tbm tem os MCS da antiga q tds gostam e vcs vem criticar os de hj e acabam criticando os da antiga e deixem os menor trabalhar uai eles nao tao roubando nem nd eles tao apenas trabalhando vlw

    ResponderExcluir
  18. oque significa money?

    ResponderExcluir
  19. "discriminação que os playboys sofrem porque o seu dinheiro é conquistado e não ganhado dos pais sem esforço" você fala como se a culpa fosse dos playboys. Você é tapado?

    ResponderExcluir
  20. Ou,perdoa a burrice e me fala aqui o que é green e rosa de prata?

    ResponderExcluir
  21. Sério, eu li tanto comentário sem noção aqui que me obriguei a comentar. Por que uma pessoa que detesta funk entra em um blog sobre funk pra criticar???? Daí o anônimo lá em cima vem falar de feminismo... Aaah, por favor! Vem falar que funkeiro não estuda, que se contenta com emprego ruim... Luta por direito das mulheres com todo esse preconceito aí? Quanta hipocrisia! Acho que dá janelinha do teu ape no bairro nobre, tu não enxerga o povo que batalha pra estar onde está e conquistar tudo o que conquista. Estilo de música não define caráter de ninguém, assim como a roupa que tu veste. E digo mais, entre Caetano Veloso e o funk, eu prefiro mil vezes o funk! Isso não faz de mim pior do que ninguém. Eu trabalho pra pagar meus estudos com muita luta e olha que vou te dizer, lá na faculdade é lotado de mina riquinha que adora um baile funk. Aceita aí, que o funk se espalhou pelo Brasil inteiro, conquistamos todos os espaços. O funk é arte, cultura e lazer!! Bj no ombro anonimo recalcado :*

    ResponderExcluir
  22. faltou a expressão "Joga na roda" n conheço mt bem,mas os paulistas falam mt isso

    ResponderExcluir
  23. eu gostava mais dos funk das antigas ,bem melhor do q os de hj

    ResponderExcluir
  24. qual o significado de 7X1 nas Malandras ?

    ResponderExcluir

Funkeiros e funkeiras do meu Brasil brasileiro, fiquem à vontade para comentar, sugerir músicas, até mesmo criticar, mas comentários com palavrões serão apagados. O Imperador do Funk é um site acessado por todas as idades, vamos respeitar!.