Retrospectiva sobre o Funk em 2017

2017 foi um excelente ano para o funk, que sem dúvidas foi o ritmo que mais cresceu no ano passado em comparação com os demais. Não só aumentou o número de funkeiros, diminuiu também o número de pessoas que odeiam funk. Já faz muitos anos que o funk é um dos ritmos de maior sucesso do país mas no início o número de haters era maior ainda.
Com o passar dos anos e em parte devido a mudanças no próprio funk os haters diminuíram e muitos até mesmo se converteram em fãs de funk. Vamos relembrar nesse artigo os principais marcos do Funk esse ano.
Continue reading “Retrospectiva sobre o Funk em 2017”

Veja a lista das 10 maiores promessas para o funk 2015!

E aí galera, daqui a pouco vai sair uma lista de músicsa novas pra baixar, mas pra começar o ano eu quis fazer uma postagem diferenciada. Aqui vamos mostrar os 10 funkeiros e funkeiras com maior potencial para 2015. Como eu não sou Deus e estou sujeito a errar, peço a ajuda de vocês pra comentarem também quais são os funkeiros com maior potencial de estourar músicas em 2015! E vamo que vamo, é o Imperador do Funk vindo com tudo!

Antes de tudo eu quero ressaltar que essa não é a lista com os meus funkeiros preferidos, passa longe disso inclusive. É simplesmente os artistas que eu vejo com mais potenciais, não só pelo talento e carisma próprio mas por terem boas produtoras e empresários gerenciando suas carreiras.

10) MC Marcelly
A MC Marcelly estourou em 2013 com a música Bigode Grosso, música feita de forma totalmente despretensiosa pra homenagear os traficantes Americano e Brinquedo, devido ao sucesso a parte que fala sobre o traficante e drogas foi cortada, e ele foi até mesmo homenageada em programas jornalísticos que vivem criticando o funk e o uso de drogas. Como era de se esperar da nossa mídia, nem sequer pesquisaram a música original kk, apenas o clipe do DJ Tom. Enfim, depois do Bigode Grosso a Marcelly ascendeu ao mainstream, gravou com artistas de outros ritmos e depois deu uma cansada. Estou torcendo pra que ela possa emplacar mais um hit em 2015 e fortalecer mais ainda o número de funkeiros que são respeitados pelo público em geral.
9) MC Ruzika
No que dependesse de mim o Ruzika estaria no topo dessa lista, mas admito que há outros artistas com maior potencial, principalmente por causa das grandes produtoras e parcerias ou por serem mais mercadológicos. Mas pra mim o Ruzika foi o cara com as melhores letras de funk do ano de 2014. As músicas O Bronks (que teve clipe produzido pelo Kondzilla e tá caminhando pra um milhão de views), Eu sou ruzika, Vilão pra qualquer cena, entre outras lançadas nesse último ano. O que eu mais gosto nele é que não fica com letra repetida, não é ostentação pura, são músicas inspiradoras, conscientes, empolgantes. Totalmente diferenciado. Ruzika meu mano, boa sorte pra você em 2015!
8) MC Brinquedo
Há 2 artistas no mundo do funk que se chamam MC Brinquedo. Um é aquele que canta a música Boquinha de aparelho (tu vai mamar, tu vai dar beijo, vai me mamar com essa boquinha de aparelho – ouça). O outro é o molequinho que aparecia nos clipes do Bin Laden sempre fazendo alguma coisa bem sem noção e engraçada, gerenciado pela KL Produtora. É desse último que eu estou falando. Depois que ele começou a cantar as próprias músicas estourou mais que a bomba atômica de Hiroshima. E promete muito mais em 2015, ainda mais porque ele é fechadão com o MC Bin Laden e todos os MCs da KL Produtora se ajudam.
7) MC Bin Laden
Falar o quê desse cara hein? Surgiu em 2013 (pelo menos foi nesse ano que ele começou a fazer sucesso), estourou de vez em 2014 e agora com a KL Produtora cada vez mais organizada e a base de fãs do Bin Laden cada vez maior é bem provável que ele seja mais uma vez um dos maiores nomes do funk de 2015. Os maiores diferenciais dele são a irreverência, humildade e espontaneidade, usa e abusa do humor nos clipes e no dia a dia, tem uma legião de fãs que adoram suas músicas (inclusive eu rs). O MC Bin Laden provavelmente nunca vai chegar ao nível do MC Guimê (ter música em novela da Globo, ganhar prêmios de música, gravar com artistas internacionais etc) porque nas suas músicas ele fala sobre drogas (lança perfume e tal), mas o povão com certeza vai continuar admirando mais e mais o Bin Laden. O maior risco é que aconteça com ele o mesmo que já aconteceu com os MCs Smith, Tikão, Menor do Chapa, Frank, entre outros, que foram perseguidos pela polícia por causa das suas músicas.
6) MC Leo da Baixada
O MC Leo da Baixada estourou já há bastante tempo e de lá pra cá só cresce. É figurinha carimbada em programas de TV, também é um parceiraço do MC Pedrinho e tem um respeito muito grande dentro do mundo do funk e fora dele também. Dito tudo isso acho que em 2015 ele pode se consagrar e chegar ao mesmo nível do MC Guime (não estou dizendo que o Guime é melhor que ele, mas sim que o Guime conquistou maior espaço na mídia e entre os não funkeiros). Nos meados de 2014 ele deixou de cantar apenas ostentação, como podemos ver com a música bala love e tô na onda, que falam de balinha e lança perfume. Sem falar que o cara tem uma voz muito foda, que já foi elogiada por vários críticos especializados, que via de regra não gostam de funk e vivem criticando isso no nosso ritmo. Vamo que vamo mlk doido, 2015 é todo seu!
5) MC Pocahontas
A MC Pocahontas vem divando no funk não é de ontem, e em 2014 ela mostrou que não vai ser esquecida pelos fãs jamais. Tem uma gigantesca legião de fanáticos por ela, está sendo muito bem assessorada e por isso eu acredito que ela deverá seguir o mesmo caminho da Anitta e Ludmilla, no sentido de se tornar um modelo de comportamento pras garotas, e não apenas pras funkeiras. Mas ao contrário das outras, a Pocahontas já deixou claro que jamais vai abandonar o funk. Inclusive fica uma curiosidade aqui pra vocês, a MC Pocahontas é casada com o Roba Cena, que foi quem descobriu e levou ao auge a MC Beyonce, que depois seguiu por conta própria.
4) MC Gui
O MC Gui é realmente o Justin Bieber brasileiro, “título” esse que está disputando com o MC Biel atualmente mas está na vantagem por enquanto. Figurinha carimbada em programas de TV e que faz meninas chorarem só por mandar um beijo, o MC Gui está cada dia mais consolidado no mundo do funk e no mundo da música brasileira em geral. Hoje em dia não existe mais ninguém que não o conhece, e da mesma forma que o Justin Bieber e o Pedrinho, assim como fãs ele tem também uma legião de haters. Ao mesmo estilo do haterismo pelo Justin Bieber, quem não gosta do MC Gui o acusa de ser muito modinha, cantar músicas com conteúdo fraco (por ser puxado pro romantismo, não falar da realidade dura e tal). Confesso a vocês que não sou um grande fã do pop funk que o Gui canta, mas desejo sucesso a ele. Detalhe: Ele é o único funkeiro que está fechado com a Vevo, a maior empresa do mundo da música no Youtube e que agencia praticamente todos os grandes canais de música internacional do Youtube.
3) MC Guime
Sem palavras pra esse cara, 2014 foi sem dúvidas o melhor ano da vida do MC Guime, pelo menos sob o ponto de vista musical. Começou cantando funk pesado, falava sobre trocas de tiro com a polícia, PCC etc (mais ou menos o mesmo estilo do MC Smith), depois foi migrando pro funk ostentação e se tornou um dos maiores nomes desse estilo nos últimos anos. Pra quem achou que ele ia parar por ali se enganou, em 2014 ele se consagrou. A música País do futebol passou de 40 milhões de views no Youtube, foi tema da novela Geração Brasil, fez uma parceria que com certeza vai ficar pra história do funk brasileiro ao gravar um clipe com o Soulja Boy em Setembro (que já chegou aos 5 milhões de visualizações, apesar de não ter muito de funk na música, tá mais pra hip hop)
2) MC Pedrinho
Esse também é uma grande promessa para 2015, aliás, nem é promessa, é certeza absoluta que toda música que ele fizer vai estourar. O clipe da música Dom dom dom já está chegando nos 20 milhões de views, e de lá pra cá as músicas que o Pedrinho lança chegam em um milhão de views em questão de dias, se espalhando mais rápido do que pólvora. Só não coloquei o MC Pedrinho em primeiro porque eu não sei quais são os planos da GR6 e da Detona Funk pra ele em termos da grande mídia. Até agora por causa das letras (que têm muito palavrão, são put@#!4 pura) ele frequenta pouco a grande mídia, e da mesma forma que tem uma legião de fãs tem também uma legião de críticos. Se conseguirem acabar com o ódio dos haters ele tem tudo pra se tornar o maior sucesso do funk brasileiro. Outra grande ameaça a ele é a sua puberdade. Com o passar do tempo a voz dele deve mudar, e é claro que ele vai continuar fazendo sucesso, mas talvez não seja tão estrondoso assim se a voz dele mudar muito. Eu torço sinceramente por você mlk doido, dom dom dom melhor funk de 2014 sem dúvidas hehe.
1) Valesca Popozuda
Quem me acompanha sabe que eu já tretei com a Valesca no passado, ela deixou de me seguir no Twitter, ficou p porque fiz críticas a ela, enfim, águas passadas. O fato é que a Valesca é, juntamente com o Mr. Catra, um dos maiores nomes do funk de todos os tempos. Todos os outros nessa lista estouraram depois de 2010, já a Valesca faz sucesso no funk desde 2005 pelo menos. Provavelmente antes disso, mas foi só a partir dessa data que passei a curtir funk kk. Enfim, ela sempre estourou várias músicas mas nunca fez tanto sucesso quanto agora com a música Beijinho no ombro, sucesso absoluto no país inteiro, não só a música como o gesto, que virou moda entre funkeiros, axezeiros, pagodeiros, rockeiros, a porra toda kkk. Percebendo a chance a Valesca mudou o visual. Em vez de funkeira cachorrona agora ela se veste de forma mais elegante, está melhorando o português e entrou pro escritório K2L (o que fez a Anitta se tornar uma quase diva no Brasil, sem dúvidas uma das empresas mais competentes do mundo da música brasileira). O meu medo é que a Valesca siga o mesmo caminho que a Anitta e abandone o funk pra ingressar de vez na música pop. Espero que ela não faça isso, pois ela será de grandissíssima ajuda pra fortalecer o nome do funk para os haters do funk.

Outros artistas do mundo do funk que prometem para 2015 e que eu não listei no top 10:
MC Livinho (me esqueci de listá-lo por burrice pura, são muitos nomes e eu acabei me esquecendo desse monstro, com certeza ele merecia estar no top 10);
MC maneirinho;
Bonde das Maravilhas (só não listei porque não me lembrei kkk, sou bocó, com certeza estarão mais uma vez entre os maiores sucessos do funk neste ano de novo, mas também não dá pra fazer mais sucesso do que já fazem né, não são uma promessa, são uma certeza).
Observações: Não listei aqui cantores como o Naldo Benny (ex MC Naldo), Ludmilla (ex MC Ludmilla e ex MC Beyonce) e Anitta (ex MC Anitta) porque eles abandoraram a alcunha de funkeiros. Agora se consideram artistas do pop, sendo que a Anitta por exemplo até odeia ser chamada de funkeira. E no caso da Ludmilla fiquei até decepcionado, pois a equipe dela já tinha me assegurado, assim como a própria MC Ludmilla tinha falado na Roda de Funk que não iria abandonar a alcunha de MC, mas acabou o fazendo.
Como eu já tinha dito, fiquem a vontade pra elogiar, criticar e fazerem o próprio top 10 nos comentários! E digam também se querem mais postagens como essa aqui no Imperador do Funk ou se preferem apenas músicas mesmo.

Os melhores funks de 2014

Vou criar uma lista pros funkeiros que visitam o site Imperador do Funk com os melhores funks lançados em 2014. Funk Ostentação, Carioca, Rasteirinha, melody, consciente, proibidão e Funk DJC, aqui você vai encontrar as músicas mais pancadas. Lembrando que eu não estou criando uma lista com as músicas que eu, Pablo Almeida, mais gosto, vou reunir aqui no blog os maiores sucessos do ano. No fim do post você poderá baixar um CD com todos os sucessos.

Primeiramente uma lista de reprodução criada por mim com os maiores sucessos do funk no Youtube e uma segunda lista com a versão light dessas mesmas listas. Basta dar play no primeiro video e aumentar o som.No caso de um funk de pu#@!%ria não ter uma versão light, eu vou ocultar essa música em questão da versão light

  1. MC Pedrinho – Dom Dom Dom
  2. MC Gui: Ostentar Esperança
  3. Mc Gui – Príncipe da Ostentação
  4. MC Gui – Sonhar
  5. MC Biel – Pimenta
  6. MC Ruzika – Eu sou Ruzika
  7. MC Bella – Pra todas elas
  8. MC Dimenor DR – Galã de Novela
  9. MC Dede – Chegou o verão
  10. Na Casa do Seu Zé, da Mc Britney
  11. MC Fluup – Da oi pro trem
  12. MC Ruzika – Vilão pra qualquer cena
  13. MC Leo da Baixada: Ter uma noção
  14. MC Pocahontas – Espelho meu
  15. MC Leo da Baixada: Ter uma noção
  16. mc biel boquinha
  17. MC Biel – To Tirando Onda
  18. MC Dadinho – Passinho Do Romano
  19. MC Naldinho – Olha a Selfie, dá um Close
  20. Bonde Das Maravilhas – Alonga e Rebola
  21. Bonde das maravilhas: Tô vendo, tô vendo
  22. MC Dede – Swag
  23. MC Dudu ft. Brancoala – Ei novinha
  24. MC Pikeno e Menor – Carimba Que É Top
  25. MC Dimenor DR – Nossa Melhor Façanha
  26. MC Nego do Borel: Mudança de Vida
  27. MC Frank – Cheiro do Luxo
  28. mc tchesko os mulekes
  29. MC Garden – Gol do Adversário
  30. MC Frank: Coração Bandido
  31. MC Rodolfinho: Mustang
  32. MC Rodolfinho: Os mlk é liso
  33. MC Joker – Amor é negócio
  34. MC Brinquedo – Boquinha de Aparelho
  35. MC Yuri BH – Reis e Rainhas
  36. MC Bella – Passinho do alibabá
  37. MC MK SP e MC Kelvinho: Iludir é Arte
  38. MC Boy do Charmes – É charme chave
  39. MC’s Samuka e Nego – Ela Tá Louca
  40. MC Nego do Borel: Tu conhece esse cara?
  41. MC Kapela MK – Conselho
  42. MC Rodolfinho – Vem com a minha cota
  43. Mc Lon e Mc Pekeno – Trilionário
  44. MC Ruzika: Os mlk da nota
  45. MC Nego Blue – Se joga no Fervo
  46. Mc Léo da Baixada – Ninguém segura ela
  47. MC Maneirinho – Todo Mundo Louco
  48. MC Pocahontas – Não corre
  49. MCs Pikeno e Menor – Ela Pode
  50. MC Kapela: Tá na chuva
  51. MC Tikão: Furduncinho
  52. MC Romântico – As Novinhas Tão Sensacional
  53. MC Pet Daleste Part MC Yoshi: Mundo Verde
  54. MC Britney – Ele Gamou
  55. Tô pro Crime -MC Duduzinho
  56. Mc ítalo – Predileto Delas
  57. MC Shakira Dois lados da moeda
  58. Tô pro Crime -MC Duduzinho
  59. Mc Kapéla MK – Jogo de Azar
  60. Mc Pocahontas – Arrasei
  61. Bonde das Maravilhas – Efeito Dominó
  62. MC Nego do Borel – Diamante da Lama

Bônus: Roda de Funk
Não dá pra incluir os videos da RDF aqui, mas é inegável que a Roda de Funk tem feito um trabalho sensacional pro Funk, por isso eu fiz um outro artigo com os melhores videos da Roda de Funk 2014. Recomendo fortemente que vejam clicando aqui.

Como eu tinha prometido, vou montar um CD com os maiores sucessos do ano de 2014 e disponibilizar para todos em breve. Detalhe: Alguns artistas do Mundo do funk, alguns dos quais estão renegando o funk inclusive, não permitem mais que eu poste o link para baixar suas músicas de graça (quem quer baixar tem que pagar por volta de R$1,50 a 2,00 por cada música no Itunes), por isso não vou incluir essas músicas no CD também. Peço desculpas a todos mas eu não estou a fim de ser processado.

E aí, gostaram da lista? Curta o post e compartilhe no Facebook, Twitter, Whatsapp, onde mais vc quiser haha. Deu maior trabalhão pra montar esse post, é foda ver milhares de visitantes e nenhum sequer agradecendo, sugerindo melhorias, nem mesmo me xingando. Parece que ninguém liga pro que eu faço aqui AHUAHU. Então por favor não sejam tímidos, deixem um comentário abaixo dizendo se faltou alguma música, se querem mais posts como esses, qualquer coisa. Só não me deixem falando sozinho kkk

MC Anitta – Na Batida,

Gírias de funkeiros e seus significados

Se você é novo no mundo do funk ou se apenas gosta de algumas músicas e não entende o que significam algumas expressões que aparecem nas músicas, esse post foi feito pra você. Aqui eu vou fazer uma lista com as principais expressões e gírias do funk carioca e funk de ostentação (paulista). E se você é funkeiro, dê uma olhada na lista e vê se concorda com todas ou se está faltando alguma.

Gírias atuais:

Alemão: Inimigo. Pessoa de um bairro / favela rival. Pessoa de “sangue ruim”.
Beca: Roupa
Bolado: Revoltado, nervoso, surpreso, espantado, perplexo.
Bombando: Festa que está bombando, divertida.
Bonde: Grupo de amigos da mesma comunidade ou grupo de dança. Ex: Bonde das Maravilhas, Bonde do Tigrão.
Caô: Mentira; Problema. Exemplo: Sua ex namorada tá querendo arrumar caô comigo!
Chapa quente: Lugar ou pessoa que é fogo, onde o negócio está fervendo, ou pessoa que põe para ferver (seja em festas ou em situações perigosas, como brigas ou assaltos).
Colar com: Andar junto com.
Conspirar: Ser falso com os amigos.
Demorô: Sinônimo de Jae / já é. É o mesmo que Combinado, Fechado, Formou, pode crer.
Já é / jae: É isso aí, pode crer
Mascarado: Falso, que é contrário do que fala.
Mercenária: Mulher interesseira, que só quer saber de grana.
Pancadão: Batidão típico do Funk Carioca.
Pisante: Tênis
Rapeize: Rapaziada.
Sangue Bom: Pessoa de boa índole, gente boa
Simpático: Pessoa falsa (gíria popularizada pela música de mesmo nome do Mr. Catra, não é muito usada atualmente).
Style: Bem trajado, bem vestido.
Top: Legal, da hora. Mlk top / mina top  é o cara ou garota firmeza, de alto nível, que está no topo em termos de beleza, sensualidade e simpatia, etc.
Tá ligado?: Sinônimo de “Entendeu?”, é muito usado no fim das frases. Exemplo: O site funk.blog.br é top, tá ligado
Se pá: Sinônimo de Talvez. exemplo: Se pá eu vou colar no baile de hoje à noite.
Milgrau: Muito calor.
Novinha: As garotas do baile funk, geralmente adolescentes, mas não necessariamente.
Zika / zica: Ao contrário do senso comum, no mundo do funk a palavra zika (normalmente se escreve com k, mas pode ser com c também) significa o mesmo que top.
Vida loka: Metido a bandido (mas não é usado de forma perjorativa) ou que tem o estilo de vida bem louco, que corre perigo, faz loucuras no asfalto (moto ou carro) ou assaltos ousados.
Recalcado / recalcada: Invejoso / invejosa. Muito usado por mulheres
Resenha: Legal, engraçado. Pode ser também ser usado como substantivo, com a frase “resenha com os amigos” significando algo como trocar ideia com os amigos, uma baguncinha, a palavra pode também significar um xaveco com uma mina. Lembrando que o significado correto da palavra resenha é sinônimo de resumo, e também é usada no mundo do funk nesse sentido, principalmente nas músicas do MC Kapela (só quero resenha / resumo = quero ir direto pra cama, nada de namoro ou enrolação)
No sapatinho: Sinônimo de Pianinho, quieto, no seu canto, sem desrespeitar ninguém. Por exemplo, quando a pessoa é nova em um lugar ela tem que chegar no sapatinho até conquistar seu espaço.
Terror: Pessoa corajosa ou muito boa no que faz. Ex: “O muleque é terror na dança”, o DJ é o terror das pistas.
Forgar: Tirar onda, ostentar.
Trombar: Se encontrar com outra pessoa. Exemplo: Mais tarde nóis se tromba no baile. Obs: Fala-se Nóis se tromba mesmo rs.
Patrão: Cara que tem muito dinheiro, é como se fosse um playboy da favela, mas o patrão não sofre a discriminação que os playboys sofrem porque o seu dinheiro é conquistado e não ganhado dos pais sem esforço.
Bonde – Aliança entre galeras. Essa estratégia é correntemente utilizada com o intuito de fortalecer o grupo no interior dos bailes. Turma de amigos que dançam juntos em baile.
MC- a palavra MC significa Mestre de cerimônia (MC é o termo abreviado). É como se chamam os cantores de funk ou rap, o cara que “manda a letra”. O MC canta e o DJ toca.
Medley – sequência de várias músicas juntas, parecido com um set.
0800: Free, de graça. Fala-se principalmente em frevo / baile 0800, onde não se paga pra entrar.
Coé: Abreviação de “Qual é”. Usa-se como cumprimento. Exemplo: Coé, maluco, firmeza?
Dar uma moral: Dar uma ajuda, apoiar, dar uma conferida, fortalecer. Exemplos: Me dá uma moral, DJ, toca minha música pra galera; Pode também significar estar interessado, estar a fim. Exemplo: Aquela mina tá me dando moral.
Fortalecer: Dar uma moral,
Moiô, / moiou: Deu ruim, deu errado.
Mó / moh: Abreviação de “maior”, essa gíria funciona como aumentativo. Aquela mina é mó gata, aquele cara é moh x9.
X9: Caguete, traidor, dedo duro. Pode ser usado em quem denuncia alguém para a polícia ou para a esposa / namorada, etc.
TMJ ou tamo junto: É um sinal de amizade, parceria. Ex: Precisando de mim é só falar, tamo junto.
Quebrada: Bairro, cidade. Exemplo: Qual quebrada tu mora, parça? Eu moro na Baixada.
Fluxo: Festa, frevo, etc / tá o fluxo: Tá muito bom, tá dhr
Judaria: Traição (vem da palavra Judas, conhecido por ter traído Jesus)
Aliado: Parceiro, amigo, brother, pessoa com quem você pode contar.
Parça: Parceiro, aliado, mano, brother. Parça pode ser sinônimo de amigo ou pode ser apenas um jeito de falar, como velho, cara, mano, bicho, etc.
Colar: Andar junto, ir ao encontro. Exemplos : Cola comigo que é sucesso, cola aqui no baile que tá uma uva.
Naveira, nave: Carro, de preferência um carro de luxo, mas não necessariamente. Só não pode ser carro velho, como um fusca.
Dar um Salve: Dar um oi, um olá
Rolê / role: Passear, Andar sem compromisso
Embrasada / embrasado:
Responsa: De confiança, responsável, sangue bom
Disposição: Diz-se da pessoa que é ponta firme, que não dá pra trás, não abandona sua função ou seus amigos na hora do perigo. Muito usado entre criminosos que não fogem na hora de tiroteio, por exemplo.
Coringa: Homem que é vida louca, não necessariamente bandido, mas segue o estilo vilão, bad boy, bem louco (como o Coringa dos filmes). Esse termo foi criado pelo MC Kauan, que segue esse estilo.
Arlequina: A auxiliar do Coringa nos filmes, no submundo do funk é alguém que tem o mesmo estilo bandida, que não se deixa dominar pelo homem, que tem personalidade forte, é estilosa, etc. Como esse termo foi criado pelo MC Kauan o fã clube dele também se descreve como arlequina.
Torro: Dinheiro
Bandida: Arlequina, mulher que não se deixa iludir pelo homem ou que o ilude, que quer sair com o cara pelo seu dinheiro, etc.
Galo = nota de 50 reais. Essa expressão vem do jogo do bicho, onde o galo é o animal de número 50.
Dona = namorada, mulher. Ex: Minha dona tá no baile, não fica de gracinha.
Swag = gíria norte-americana mais ou menos como “estilo” aqui no Brasil (deriva de “swagger” e também pode ser escrito swagga, mas no Brasil usa-se apenas swag mesmo). Ou seja, se você tem estilo e é bom no que faz, você tem swag. Pra ser mais claro, quem segue o estilo swag tem um estilo de playboy mas sem sair do mundo do funk, com roupas que se destacam do resto das pessoas, mais ou menos como nos clipes de hip hop.
Cachorro: Parça, mano. Forma carinhosa / zueira de falar entre amigos. Se for dito por uma mulher pode significar safado, homem que trai, etc.
Picadilha: roupa / estilo como um todo
Chave = da hora, legal. Pode ser visto também como o estilo oposto ao swag, o estilo mais vida louca, bandidão, em vez do playboyzinho swag. A sombrancelha riscada, as cores fortes, aparelhos coloridos, etc, são características do mlk chavoso.
Lupa: óculos
Cê é louco = nossa, uau
Chato, enjoado = Exigente, estiloso. Exemplo: Nóis é feio mas é enjoado, nesse caso a pessoa quer dizer que só se interessa por mulheres tops.
brecar = proibir, parar. Bebida foi brecada. Mexeu com minha mina e foi brecado
Moiou / tá moiado: Deu ruim. Se o baile foi cancelado, por exemplo, dizemos que “moiou”
4M: Grupo formado pelo MC Pedrinho, MC Kevin, MC Ig e MC PH, entre outros. O 4m tem marca de roupas, boné e tal. 4m significa 4 metas que começam com a letra M: Música, mulher, Money e maconha.

Expressões

Bailes de comunidade: Festa que ocorre dentro das favelas. Geralmente toca muito funk pesadão, funk proibidão (apologia e “pu+arla”) e pouco ostentação.
Tá uma uva: Tá muito bom, tá o fluxo.
Passar a visão: Dar o papo, explicar, conscientizar a pessoa que está com a visão errada sobre um assunto.
Lança: Lança perfume (lança de côco, lança de maracujá, etc, são os “sabores”), droga muito utilizada em bailes funks e muito comum nas letras do MC Bin Laden.
Tuin: Barulho que a pessoa ouve quando usa o lança perfume
Bololô / bololo: Barulho do motor das motos (R1, Hornet etc)
Cê é loko hein cachorreira: Muitos confundem essa expressão criada pelo DJ Perera, achando que ela fala vc é louco hein cachoeira. Essa é só uma frase zuera, não tem nenhum significado.
dar um jet = dar um role
As mais mais: as mais tops, mais lindas
O baile vai estralar: Vai lotar, encher, bombar, vai ser muito bom.
Dar um pião: Dar um rolê, dar um jet
Os mlk é liso: Muito se discute sobre o significado dessa gíria lançada pelo MC Rodolfinho, a verdade é que ninguém sabe ao certo. Eu entendo como os mlk são legais, dhr, gente boa.

Gírias antigas (que estão caindo em desuso):

Cativeiro: Quarto onde o homem leva a mulher (ou vice versa) pra fazer o “tchaca tchaca na mutchaca”.
Rala: Some, vaza, pega o beco, desapareça.
Foguetar: Sinônimo de dar uma pentada.
Dar um pente / dar uma pentada: Expressão popularizada pelo grupo de funk Os Hawaianos, quer dizer fazer sexo.
Popozuda: Mulher que tem bumbum grande (vide o grupo Gaiola das Popozudas) – essa expressão está em desuso atualmente.
Deu ruim: Deu problema, deu confusão.
Tá dominado: Está sob controle do lugar ou situação (gíria em desuso).
Marcar toca: Ficar vacilando
Responsa: Confiável, Agradável, divertido;
Sinistro- Sangue bom, maneiro, legal, zika, massa. Pode tratar-se de um bonde, pessoa, música, etc.

E aí pessoal, gostaram da lista de gírias usadas pelos funkeiros? Comentem mais gírias aí que eu vou acrescentando ao post, e depois vou tentar separar as gírias do funk carioca e do funk paulista para facilitar. O post foi atualizado pela última vez em outubro de 2015.